Documentos necessários para a contabilidade de uma empresa. Quais são?

Os empresários, sobretudo os micro e alguns pequenos, perdem muito tempo e dinheiro por falta de organização. Será o seu caso?

Pelos nossos anos de atividade, sabemos muito bem, que os documentos, (ou papéis, como muitos empresários lhe chamam) para a contabilidade, são uma dor de cabeça para quem dirige os negócios. 

Isto acontece, porque os empresários, pela dimensão das suas empresas, não têm qualquer tipo de organização. Eles comportam-se como “bombeiros empresariais”, passam os dias a apagar fogos (tarefas) conforme eles vão aparecendo mas ficam por realizar aquelas tarefas rotineiras como é o caso da documentação contabilística.

Temos empresários a trabalhar connosco já há 20 anos, que continuam a fazer as mesmas perguntas de quando iniciaram as suas atividades. Nunca conseguiram compreender o mundo empresarial que pisam todos os dias. Parece mentira! 😮

Quais são os principais tipos de documentos de uma empresa?

Todos os negócios têm o propósito do lucro, sendo possível atingi-lo, obtendo rendimentos, subtraindo gastos, e sempre com muita papelada á mistura. 

Que tipos de documentos são necessários para a contabilidade de uma empresa? ContaOnline.

Que tipo de documentos vão para a contabilidade?

✔ RENDIMENTOS
  • faturas de vendas,
  • prestação de serviços,
  • outros documentos relacionados
✔ GASTOS
  • faturas de compra mercadoria e/ou matérias primas,
  • rendas e alugueres
  • comunicação,
  • electricidade e outras energias,
  • combustíveis,
  • ferramentas diversas,
  • consumíveis e material de escritório
  • marketing,
  • contabilidade,
  • seguros,
  • etc …
✔ PESSOAL
  • processamento de salários,
  • recibos de quitação
✔ FISCAIS E CONTRIBUTIVOS
  • guias de impostos
  • guias de taxas e contribuições (segurança social, por exemplo)
✔ FINANCEIROS
  • extratos bancários
  • relatórios de movimentos financeiros

Todos os movimentos de uma empresa produzem muita informação, toda ela, com suporte documental. Cabe a cada empresário organizar-se de forma a não perder nada e registar tudo, para bem do negócio.

Um simples documento perdido ou mal preenchido, representa perda de dinheiro, e os empresários, normalmente não percebem isso. Por exemplo, um restaurante mais ou menos bem sucedido, gera entre 100 a 300 documentos mensais para a contabilidade. Será que esta gente da restauração perde documentos? Fica a pergunta?

É empresário ou está para abrir um negócio? 

Crie rotinas para a parte administrativa da sua empresa, a papelada nunca acaba e todos os meses se repetem os mesmos tipos de documentos

Em jeito de conselho, utilize um software de gestão de tarefas, é uma preciosa ferramenta de ajuda e vai ver que tudo organizado não custa nada. Nunca irá ser o “bombeiro” do seu negócio.

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