Como uma boa contabilidade pode ajudar a minha empresa?

Quando perguntamos aos empresários se utilizam a contabilidade nos seus negócios, 90% das resposta é NÃO!!

Contabilidade só serve para pagar impostos?

Existe a ideia que a contabilidade só existe para as empresas pagarem impostos. Nada mais errado, mas esta, é uma ideia, que está enraizada e teima em desaparecer. 

A contabilidade é uma ferramenta de gestão (ou melhor, a grande ferramenta de gestão) e enquanto os empresários não entenderem isto, nunca os seus negócios terão sucesso. 

As estatísticas dizem-nos que em Portugal temos mais de 50% de pequenos e micro negócios, muitos deles de cariz familiar, outros só com os gerentes, etc , e também nos diz, que estas empresas morrem antes de completarem o 2 ano de atividade, e as outras (restantes), não chegam ao quinto ano.

O que vai na cabeça destes empresários quando veem que não conseguem ter sucesso? A resposta mais ouvida é: “Não tenho sorte nenhuma”.     

Contabilidade em dia, porquê?

Manter a contabilidade em dia é obrigatório. 

As empresas existem para servir clientes. Elas trabalham em ambientes dinâmicos sempre em mudança (países, cidades, localidades), e, por serem dinâmicos, muitas vezes existem problemas nos negócios sem que os empresários se dêem conta. 

Como se resolve problemas nos negócios?

Ter uma boa contabilidade, sempre em dia, mostra ao empresário para onde a empresa está a caminhar. Quando um empresário faz o planeamento do seu negócio, fica a conhecer a meta e o caminho para lá chegar, e por consequência, mais fácilmente irá perceber pela contabilidade, se o caminho e os objetivos estão a ser percorridos da forma certa.

E quando o empresário não planeia nada?  

Educação financeira do empresário para o negócio!

Nós na ContaOnline, temos como objetivo trabalhar com micro e pequenos negócios, isto porque, são esses os empresários que normalmente precisam de muita ajuda. Com os nossos 20 anos de atividade, já vimos de tudo, e existe um ponto comum a 95% dos nossos clientes, falta-lhes muito conhecimento para desenvolverem as suas atividades.

Uma empresa para ter sucesso, para crescer de forma sustentada, necessita de desenvolver tarefas em diversas áreas, sendo as mais importantes: 

  • Comercial
  • Recursos Humanos
  • Fiscalidade
  • Marketing
  • Organizacionais
  • Etc …

 É exatamente aqui que falham os empresários. Eles percebem do produto ou serviço que vendem, organizam as suas vendas do jeito que pensam ser o melhor, olham para as contas bancárias, e já está a gestão feita. 

Praticam uma gestão de esperança! Eles, têm esperança, que tudo dê certo.

Quando os empresários não têm formação em matérias de gestão, os problemas e surpresas nos seus percursos, vão mais tarde ou mais cedo, aparecer. Não basta ter dinheiro em caixa ou nos bancos, isso nada diz e quase sempre é enganador:

  • Quantos empresários vendem bem e não têm lucros? 
  • Quantos empresários vendem, têm lucros, mas não têm dinheiro?     
  • Quantos empresários, vêm nas suas conta bancárias, saldos razoáveis, mas de repente tudo desaparece?
  • E muitas outra situações, acontecem (…)

Todos os potenciais empresários, deveriam ter formação em matérias empresariais antes de iniciar os seus projetos. Os negócios envolvem riscos, e estes, podem ser a ruína financeira dos empresários.

A contabilidade deveria ser uma prioridade para o conhecimento dos empresários. Como querem eles conhecer as suas empresas, se não sabem interpretar um balancete.

O cozinheiro que sonhou abrir um restaurante
Contabilidade para Restaurantes

Este é talvez o caso mais flagrante de falta de conhecimento de gestão, e, em Portugal existem muitos de casos que fracassaram nesta área de negócio. 

Um bom chefe de cozinha, tem muitas vezes o sonho de um dia abrir o seu próprio restaurante. Quantos são os chefes conceituados que abriram os seus restaurantes e os mesmos faliram pouco tempo depois

É obvio, que saber cozinhar, é importantíssimo para conduzir um restaurante, mas, não saber interpretar e “temperar” os números do negócio, pode ser sinónimo de fracasso. É comum ver restaurantes com salas cheias, mas com pequenos ou nenhuns lucros, e isso, pode ser por exemplo um problema de margens que o empresário não consegue identificar. A contabilidade identifica e dá o caminho para a solução, nestes casos e em muitos outros.

O desempregado que abre um comércio no seu bairro

Outro exemplo é quando alguém fica desempregado e resolve abrir um pequeno comércio no seu bairro. 

Estamos a falar de pessoal entre os 40 a 55 anos que ficaram desempregados e na dificuldade de conseguir novo emprego, optam por arriscar abrir o seu próprio negócio. Note-se, aliás, que muitas vezes são incentivados pelo próprio IEFP ( https://www.iefp.pt/ ) a fazê-lo. 

Este tipo de negócio tem geralmente muita concorrência e se o empresário não tiver bons conhecimentos empresariais, vai seguramente falir, e até, perder algum dinheiro próprio que investiu no negócio. 

Muito importante antes de avançar para qualquer negócio, será o futuro empresário perceber as suas próprias limitações e verificar se são ou não impeditivas para um projeto empresarial de sucesso. 

Como a contabilidade pode ajudar o seu negócio?

Através dos conhecimentos da contabilidade, vai conseguir programar e gerir o seu negócio com eficiência. Por exemplo:

  • Consegue verificar se as suas margens são ou não suficientes;
  • Consegue programar os fluxos financeiros da empresa, sendo este um aspeto muito importante, porque se o dinheiro faltar, normalmente é o fim;
  • Consegue minimizar riscos, rápidamente, quando tem uma boa contabilidade e sempre em dia;
  • Consegue calcular o retorno sobre o investimento que fez, percebendo assim, se foi ou não uma boa aposta a sua;  
  • Consegue planear e ou modificar estrategicamente o seu negócio para o curto, médio e longo prazo.;
  • E muito mais, cada negócio terá as suas exigências e dificuldades. 

Podemos ajudar?

Não caminhe sozinho no seu projeto! A escolha de bons profissionais como parceiros do negócio é imprescindível. Nós na ContaOnline temos para lhe oferecer, os números do seu negócio sempre a tempo e horas

Connosco, todos os meses, vai poder ver se a sua empresa está ou não a crescer, está ou não com problemas. Tudo de forma simples, de fácil leitura, e sem precisar de entender de contabilidade. Não arrisque na tal gestão de esperança. 

A sua empresa é o seu maior tesouro. Já pensou em tudo o que pode ter se o seu negócio for bem sucedido?

Gostou? Deixe-nos a sua opinião

Contabilidade

Precisa de Ajuda?

Já pensou num seviço de contabilidade totalmente digital para a sua empresa ou negócio?

Envie-nos o formulário abaixo, vamos falar.

Pin It on Pinterest