Abrir um restaurante: para ter lucro!

Abrir um restaurante é bom negócio? Vale a pena abrir um restaurante? Negócio é negócio e vale sempre a pena se for criado de forma correta.

Há restaurantes praticamente em todas as cidades de Portugal.  

Será uma paixão, ou uma forma de vida?

As duas. Existem empresários, verdadeiramente apaixonados pela cozinha e outros que simplesmente fazem da restauração o seu modo de vida. De uma forma ou de outra, a pergunta é sempre a mesma: como ter sucesso no meu negócio de restauração?

Nós na ContaOnline, não percebemos nada de cozinha, mas, conhecemos como ninguém negócios de sucesso e outros fracassados à nascença. São já vinte anos ao serviço dos negócios.

O sucesso não se compra, constrói-se, com muito (e bem feito) trabalho.

Vale a pena abrir um restaurante?

Quando um empresário faz esta pergunta, o que espera ele como resposta? 

Estamos provavelmente perante um potencial empresário, cheio de sonhos, mas com pouca (ou nenhuma) preparação para pô-los em prática. Não basta saber cozinhar, um restaurante é um negócio, é uma empresa, e, sem alguns conhecimentos de gestão será difícil.

Todos nós conhecemos restaurantes que parecem ser bons negócios, muito bem montados, com muito sucesso, mas, por vezes, não é bem assim, e até o próprio dono anda iludido

Se está a pensar abrir um restaurante, deve estudar muito bem a ideia. Existem muitas perguntas que deve ser capaz de responder e só depois estará em condições de avançar:

  • Quero um restaurante tradicional ou especializado numa determinada comida?
  • Onde vou abrir o meu restaurante?
  • Como vou financiá-lo
  • Quantas pessoas vou precisar ter comigo neste negócio?
  • Que tipo de clientes irei ter?
  • Os meus clientes serão os vizinhos ou vou ser capaz de atrair clientes vindos de outras partes da cidade, ou mesmo, de outras localidades?
  • Como vou organizar a empresa?
  • Quais serão as tarefas chave do meu negócio?
  • Quem serão os meus parceiros do negócio?
  • Quais os custos deste investimento?
  • Quais os gastos fixos mensais que irei ter no restaurante?
  • Quantas refeições precisarei vender por dia para conseguir financiar o negócio?
  • Quanto lucro quero ter ao final de cada ano?
  • Que preços médio de venda irei praticar nas minhas refeições?
  • No local onde pretendo abrir o restaurante, tenho muitos concorrentes?
  • Como me vou diferenciar dos meus concorrentes diretos?
  • Como vou fazer o meu marketing?
  • E muitas mais … 

Todas as suas dúvidas, devem ser devidamente estudadas para não ter surpresas depois de abrir o seu restaurante.

 Abrir um restaurante, passo a passo …

A melhor forma de pôr a sua ideia em prática é criar um passo a passo para o estudo e viabilidade do negócio. No fundo é criar o modelo e o respetivo plano do negócio. Comece por analisar:

  • O tipo de restaurante que quer montar
  • A concorrência que irá ter na localidade onde se quer instalar
  • Tipo de instalações: próprias ou arrendadas
  • O montante de investimento necessário para montar o negócio
  • O Plano de negócio estratégico para o curto, médio e longo prazo

Em jeito de conclusão

Não desista já. 

Parece difícil, mas pior, será abrir e poucos meses depois fechar. Além da perda financeira, existirá sempre uma certa vergonha perante a família por ter fracassado. 

Não se deixe iludir por alguns restaurantes que vê por aí, a maior parte, não funciona bem. Já viu muita vez escrito em montras de restaurantes “ mudança de gerência”, isso é um sinal claro do fracasso desses espaços. 

Faça diferente da concorrência. Se fizer igual não se conseguirá destacar e vai brigar por preço. Aceite um conselho: vender barato é o princípio da falência.

Está tudo nas suas mãos. Boa Sorte.

Gostaste? Deixa-nos a tua opinião