Há restaurantes praticamente em todas as cidades de Portugal.
Será uma paixão, ou uma forma de vida?
As duas. Existem empresários, verdadeiramente apaixonados pela cozinha e outros que simplesmente fazem da restauração o seu modo de vida. De uma forma ou de outra, a pergunta é sempre a mesma: como ter sucesso no meu negócio de restauração?
Nós na ContaOnline, não percebemos nada de cozinha, mas, conhecemos como ninguém negócios de sucesso e outros fracassados à nascença. São já vinte anos ao serviço dos negócios.
O sucesso não se compra, constrói-se, com muito (e bem feito) trabalho.
Quando um empresário faz esta pergunta, o que espera ele como resposta?
Estamos provavelmente perante um potencial empresário, cheio de sonhos, mas com pouca (ou nenhuma) preparação para pô-los em prática. Não basta saber cozinhar, um restaurante é um negócio, é uma empresa, e, sem alguns conhecimentos de gestão será difícil.
Todos nós conhecemos restaurantes que parecem ser bons negócios, muito bem montados, com muito sucesso, mas, por vezes, não é bem assim, e até o próprio dono anda iludido.
Se está a pensar abrir um restaurante, deve estudar muito bem a ideia. Existem muitas perguntas que deve ser capaz de responder e só depois estará em condições de avançar:
Todas as suas dúvidas, devem ser devidamente estudadas para não ter surpresas depois de abrir o seu restaurante.
A melhor forma de pôr a sua ideia em prática é criar um passo a passo para o estudo e viabilidade do negócio. No fundo é criar o modelo e o respetivo plano do negócio. Comece por analisar:
Não desista já.
Parece difícil, mas pior, será abrir e poucos meses depois fechar. Além da perda financeira, existirá sempre uma certa vergonha perante a família por ter fracassado.
Não se deixe iludir por alguns restaurantes que vê por aí, a maior parte, não funciona bem. Já viu muita vez escrito em montras de restaurantes “ mudança de gerência”, isso é um sinal claro do fracasso desses espaços.
Faça diferente da concorrência. Se fizer igual não se conseguirá destacar e vai brigar por preço. Aceite um conselho: vender barato é o princípio da falência.
Está tudo nas suas mãos. Boa Sorte.
Fazemos a tua contabilidade de forma totalmente digital, sem papel e à distância
contabilidade sem papel, sem deslocações, amiga do ambiente
Contabilidade digital para a tua empresa. Atendemos á distância, 100% online, sem papel, sempre com um acompanhamento por contabilista certificado. Contamos com 20 anos ao serviços dos negócios.
© ContaOnline | Todos os direitos reservados