Arquivo digital da contabilidade

Arquivo digital da Contabilidade

É inevitável, a era do papel está a chegar ao fim.

Esta é a hora certa para os empresários olharem para os seus negócios e transformá-los

Com os documentos guardados de forma digital, o empresário não só vai libertar espaço físico no seu escritório, como ainda, ter como principal vantagem poder consultar qualquer documento do seu próprio negócio onde quiser, bastando para isso ter acesso à internet. 

Como funciona o arquivo digital da contabilidade?

Na ContaOnline, recebemos os documentos por email e arquivamos os mesmos associados sempre aos movimentos de contabilidade. Os empresários, sempre que necessitarem, podem consultar qualquer fatura, é só entrarem no software e pesquisar pelo nome do fornecedor (por exemplo).

Quanto às faturas que ainda circulam em papel, o empresário pode guardá-las como bem entender ou destruí-las. 

Qual a legalidade do arquivo digital contabilidade!

  • O Decreto-Lei nº28/2019 no número 5 do artigo 23.º “Arquivo eletrónico dos documentos” , refere que para efeitos fiscais, as reproduções integrais em papel, obtidas a partir dos arquivos em formato eletrónico, têm o valor probatório dos documentos originais.
  • O Oficio Circulado 30213 de 2019, refere ainda que a destruição dos originais emitidos ou recebidos em papel apenas pode ser efetuada quando estejam assegurados os requisitos e controlos previstos nos números 2 e 3 do mencionado artigo. Quando se trate de faturas que titulem a aquisição de bens ou serviços, a destruição dos originais apenas pode ocorrer após ser exercido o direito à dedução, quando aplicável, e efetuado o registo referido no n.º 4 do artigo 44.º do Código do IVA.

Transforme já a sua empresa 

Torne-a totalmente digital, faça o arquivo dos documentos da contabilidade de forma digital, consulte-os em qualquer lugar (online), e, melhor que tudo, no mesmo serviço de contabilidade.

Tem dúvidas, fale connosco [ »»» ]

Gostou? Deixe-nos a sua opinião

Pin It on Pinterest