Organize já a contabilidade da sua empresa. Amanhã é tarde

Gosta muito de trabalhar mas não gosta nada de contabilidade e muito menos da organização dos documentos?

Não é o único. Muitos empresários sofrem do mesmo mal. Desculpe eu disse “empresários” mas enganei-me, alguém que não trate da sua empresa não pode ser apelidado de empresário.

A organização da contabilidade é muito importante. Será?

Se não organizar a contabilidade da sua empresa, nunca vai perceber como está a saúde financeira da mesma. Pode parecer que a empresa está no bom caminho mas na realidade ela pode estar muito doente (ou melhor, quem está doente é o seu gerente porque não percebe nada de nada).

Vou contar uma pequena história que se passou numa empresa onde eu colaborei em regime de outsourcing (na contabilidade). Era um restaurante, e digo “era” porque já não existe.

Esse restaurante tinha uma má prática que era servir refeições a baixo custo (o baixo custo na restauração em regra significa o princípio da falência). Efectivamente o estabelecimento tinha uma boa clientela, servia bastantes refeições diárias e tinha sempre um bom saldo em caixa (chegou a ter em caixa, saldos de 30.000€ durante vários meses, mas o normal era ter mais ou menos 15.000€ em caixa).

Então, qual foi o problema deste restaurante?

O principal problema era exactamente o preço das refeições diárias. O estabelecimento deu prejuízo todos os anos (até fechar) e o seu proprietário nunca entendeu o porquê. Tentei que ele alterasse a situação mas por teimosia e como ele não entendia nada de gestão e muito menos de contabilidade, nunca aceitou a minha ajuda, desvalorizando por completo os “gritos” que a contabilidade estava a dar. Como tinha sempre saldos bons de caixa, ele entendia que tudo aquilo era lucro, mas não era. Havia um desfasamento nos prazos médios de recebimentos e pagamentos e por consequência começaram a ficar contas por pagar aos fornecedores e o empresário perdeu o controlo total do negócio.

O estabelecimento sobreviveu durante sete anos porque o seu empresário estava constantemente a injectar meios financeiros (próprios) para fazer face ás despesas. Chegou até a vender património imobiliário particular para injectar dinheiro no negócio.

Em conclusão

Nunca desvalorize a contabilidade. Ouça sempre as contas da sua empresa, elas estão todos os dias a falar consigo.

Será que consegue ouvi-las ?

Voltando ao restaurante, só falta dizer que todos ganharam menos o proprietário:

  • Ganharam os funcionários que sempre receberam os seus vencimentos;
  • Ganharam os clientes que tiveram durante sete anos a oportunidade de comer refeições a preços bombásticos;
  • Perdeu o proprietário que investiu sete anos da sua vida e muito dinheiro próprio para no fim nada ter

A contabilidade dele estava gravemente doente.

Gostou? Deixe-nos a sua opinião

Pin It on Pinterest