Sucesso nos negócios. Como obtê-lo?

É o principal pensamento de qualquer empresário ou empreemdedor.

Ter sucesso nos negócios, não é tarefa fácil. 

A verdade é que todos os dias surgem “aos montes” pessoas com ideias de negócios e cheias de vontade de criar as suas empresas.

Aqui na ContaOnline, praticamente todos os dias recebemos pedidos de ajuda para novos negócios, mas, 90% dessas ideias, não passam disso mesmo, ideias.

Para nós, existem três pontos imprescindíveis para qualquer negócio ter sucesso:

  1. Ser a solução para uma determinada necessidade no mercado onde vai atuar. Só assim conseguirá atrair clientes e realizar vendas. 
  2. Desenvolver uma estratégia para a empresa com ações (planeadas) bem definidas para o curto, médio e longo prazo.
  3. Ter alguém no comando da empresa com capacidades de gestão (mesmo que mínimas).

3 dicas para (um futuro) sucesso do negócio

1 – Objetivos

Qualquer empresário precisa conhecer o propósito do seu negócio. Precisa saber onde quer chegar e qual o melhor caminho para tal. 

Na verdade é chocante ver a quantidade abismal de empresários sem quaisquer objetivos, sem qualquer tipo de estratégia, sem saberem sequer para onde querem ir.  Quando não se defina uma meta, não se conhece o caminho.

2 – Recurso Internos

Um dos mais importantes recursos, é o dinheiro. 

Ao iniciar um negócio do zero, o empreendedor terá sempre que acautelar os recursos financeiros em quantidade suficiente para que a empresa “não morra na praia”.

Se for uma empresa já em atividade, o gestor terá que ter a capacidade, de conseguir todos os anos, libertar fundo maneio para reinvestimento na própria empresa de forma a garantir a produtividade e crescimento da mesma.

Um outro recurso interno muito importante é perceber quais as habilidades do empreendedor e/ou empresário e aplicá-las na capitalização do negócio. É o caso de um cozinheiro que decide abrir o seu próprio restaurante, transformando assim o seu saber em dinheiro.

Existem muitos outros, mas estes serão seguramente os mais importantes

3 – Meio Ambiente ou ambiente externo

Não se trata da meteorologia, mas sim do meio social e económico onde o negócio está inserido e localizado. Normalmente, esta é uma variável de difícil controle para os gestores, por ser imprevisível. 

Aqui, existem, desafios, oportunidades, oportunismos, entre outros ….

  • Desafios, serão por exemplo, a concorrência, o recrutamento de pessoal, logística, etc. Na realidade será tudo aquilo que pode bloquear o negócio.
  • Oportunidades, é a identificação de algo benéfico para a empresa que por norma acelera o caminho ao sucesso.
  • Oportunismo, é quando parece existir uma oportunidade, mas na realidade não existe.  

“A melhor maneira de prever o futuro, é criá-lo”  (Peter Drucker)

 

Frases (inspiradoras) de sucesso nos negócios

  • “Para ter um negócio de sucesso, alguém, algum dia, teve que tomar uma atitude de coragem.” (Peter Drucker)
  • “Pessoas não compram o que você faz. Elas compram o porquê você faz.” (Simon Sinek)
  • “O sucesso é um mestre terrível. Convence às pessoas inteligentes a pensar que não vão perder.” (Bill gates)
  • “Uma marca não é mais o que nós dizemos que é, e sim o que os consumidores dizem uns aos outros sobre o que ela é.” (Scott Cook)
  • “Não se preocupe com o fracasso, você só precisa estar certo uma vez.” (Drew Houston)
  • “Marketing não é sobre a sua empresa ganhar prêmios, é sobre sua empresa ganhar negócios.” (David Meerman Scott)
  • “Gerir um botequim e uma empresa dá o mesmo trabalho? Depende, fazer bem feito sempre dá o mesmo trabalho” (Rubens Ometto)
  • “A questão comum que é perguntada nos negócios é ‘Por quê?’. Essa é uma boa pergunta, mas uma resposta igualmente válida é ‘Por que não?’” (Jeff Bezos)
  • “Uma boa ideia é muito mais difícil de encontrar do que dinheiro. Por isso, se você acredita na viabilidade da empresa que pretende abrir, seja perseverante.” (Luiza Trajano)
  • “O único lugar onde o sucesso vem antes do trabalho é no dicionário” (Albert Einstein)
  • “A inspiração existe, mas tem que te encontrar trabalhando.” (Pablo Picaso)

Pois é, para fechar este artigo, fique com um texto maravilhoso de Roberto Shinyashiki que retrata bem a dificuldade de ser empresário.

“O sucesso é construído à noite. Durante o dia, tu fazes o que todos fazem. Mas, para conseguires um resultado diferente do da maioria, tens de ser especial. Porque se fizeres igual às outras pessoas, obterás os mesmos resultados.

Não te compares com a maioria, pois, infelizmente, ela não é um modelo de sucesso. Se tu queres atingir uma meta especial, terás que estudar no horário em que todos os outros estão a beber cerveja. Terás que planear, enquanto os outros ficam à frente da televisão. Terás que trabalhar, enquanto os outros apanham sol à beira da piscina. A realização de um sonho depende da dedicação.

Há muita gente que espera ver o sonho realizar-se por magia. Mas toda magia é ilusão. E a ilusão não tira ninguém do lugar onde está.

A ilusão é o combustível dos perdedores.”

Gostou? Deixe-nos a sua opinião

Contabilidade

Precisa de Ajuda?

Já pensou num seviço de contabilidade totalmente digital para a sua empresa ou negócio?

Envie-nos o formulário abaixo, vamos falar.

Pin It on Pinterest