Inventário de uma empresa

O inventário, é uma tarefa importante do negócio, mas, muitos empresários não querem saber. Porque será?

O que é um inventário de uma empresa?

O inventário é simplesmente a listagem das mercadorias e/ou matérias primas de uma empresa. Um negócio, que se dedica ao comércio, precisa, comprar produtos para vender, ou, um negócio que produza e/ou transforme algo, necessita, de matérias primas para o seu processo de fabrico. O inventário, é a relação daquilo que foi comprado, e daquilo que não foi vendido ou utilizado num determinado período de tempo, normalmente um ano, a que se chama de existências finais.

Qual a importância do inventário?

O inventário das existências, é uma grande ferramenta na gestão de qualquer negócio, apesar de, muitos empresários (especialmente os micro e alguns pequenos) terem pouco interesse no documento. Por incompetência deles, claro.

O inventário, terá várias valências, mas a mais importante, é sem dúvida, a possibilidade de qualquer gestor ou empresário, conhecer a margem comercial, ou margem bruta das vendas dos seus negócios, através deste documento. 

As empresas, compram mercadoria para vender, ou, matéria prima para consumir, e, necessitam perceber os seus consumos. Só assim, conseguem calcular quanto ganharam em cada produto vendido. É o inventário que vai ajudar a fazer estes cálculos.

O que é o inventários de uma empresa? Contabilidade ContaOnlne

Como se faz o inventário da empresa?

Dá algum trabalho realizar o inventário, quando este, é totalmente manual, e, realizado uma vez por ano. Muitas empresas têm esta tarefa informatizada e automatizada, sendo para estas, fácil ter a informação atempadamente nos locais que dela necessitam.

Um inventário, não é mais, que a contagem física a 31 de Dezembro de cada ano, devidamente valorizada, dos bens (produtos e/ou matérias primas) que sobraram nesse ano, ou melhor, foram comprados mas não foram consumidos.

A listagem, poderá ser numa folha de excel, contendo, pelo menos, as seguintes colunas de informação:

  • Código dos produtos;
  • Tipo de produto;
  • Descrição do produto;
  • Unidade de medida;
  • Quantidade em stock;
  • Preço unitário;
  • Total.

Poderão existir outras informações, dependerá sempre da necessidade de informação de cada empresa.

Quando se deve fazer o inventário?

O inventário é normalmente feito a 31 de Dezembro de cada ano. Não poderia ser de outra forma. 

Se queremos conhecer as sobras de existências, para calcular as margens comerciais desse ano (entre outras coisas), temos que, obrigatoriamente apurar o valor do inventário a 31 de dezembro.

Existem empresas, que pela necessidade de gestão interna, fazem esses inventários todos os meses, outras ainda, conseguem tê-lo sempre organizado, por utilizarem sistemas informáticos para o efeito.

Como se comportam os micro e pequenos empresários em Portugal?

Muito haveria para dizer sobre esta matéria, mas, a maioria, não têm qualquer interesse no inventário. 

São empresários sem preparação, sem conhecimentos de gestão, com fracos negócios, sem meios financeiros suficientes. 

São empresários, que poderemos facilmente classificar, como falsos empresários, e, assim, na hora de fazerem o inventário, simplesmente não o fazem, ou então, fazem-no (por exemplo) durante o mês de Janeiro, com valores que já serão de outro ano. Muitos inventam valores, outros perguntam aos contabilistas qual o valor que devem colocar no inventário, etc … Uma perfeita confusão.

Se és empresário, cuida muito bem desta tarefa. 

O inventário, vai ajudar-te a perceber muita coisa do teu negócio, como por exemplo, se estás a ganhar financeiramente aquilo que planeaste

Muitos empresários trabalham sem saber as margens dos seus negócios e isso é muito mau, podem estar a caminhar para a falência, sem se aperceberem.

O planeamento de um negócio, é fundamental, e o inventário, não pode ser menosprezado.  

Gostaste? Deixa-nos a tua opinião