Uma empresa é um conjunto de recursos, que se relacionam entre si, com vista à realização de um determinado objetivo: a criação de valor para os seus acionistas/proprietários. Ela é um organismo vivo que se movimenta num determinado espaço/mercado onde atuam outros negócios concorrentes. A pergunta é: será fácil sobreviver?
A grande fonte de conhecimento de qualquer empresa ou negócio está nos números e na contabilidade. Os empresários ou gestores têm que saber interpretá-los para conseguir levar os seus negócios ao sucesso. Esses números, contabilísticos e outros, serão a matéria prima para os diagnósticos organizacionais das empresas.
Lamentávelmente, pelo número de micro e pequenas empresas existentes em Portugal e pela sua natural morte antes de completar o 3º ano de atividade, mostra-nos que os diagnósticos das empresas não são devidamente valorizados, ou pior ainda, ninguém os faz.
O diagnóstico empresarial não é mais do que uma metodologia simples e prática, para entender a empresa, o que está a funcionar menos bem na organização, e o porquê da empresa não atingir determinados valores esperados ou planeados.
Através do diagnóstico organizacional, se forem detectadas algumas lacunas de gestão ou outras, é possível agir em tempo (mais ou menos) útil e corrigir a situação.
Quem não faz diagnósticos organizacionais, não sabe nada do seu negócio.
Como referido inicialmente, uma empresa é um conjunto de recursos que se relacionam entre si, nomeadamente:
Assim, uma estrutura empresarial, divide-se em várias áreas de atuação, mas todas elas deverão trabalhar totalmente integradas com um único objetivo: resultados. Vendas, marketing, recursos humanos, gestão financeira, etc, têm que funcionar naturalmente. Existem 7 pontos que não deverão ser esquecidos na elaboração de qualquer diagnóstico empresarial:
E, um diagnóstico empresarial bem elaborado deve conter (pelo menos):
Todos nós temos o hábito (ou por vezes somos quase obrigados) a realizar análises médicas/clínicas, com um único propósito: perceber como está a nossa saúde.
Então, e as empresas, como organismos vivos que são, não merecem serem também analisadas.
Infelizmente, muitos empresários não “aguentam” os seus negócios muito tempo e uma das suas grandes falhas está na gestão e no desconhecimento total dos números da empresa.
São empresários que nunca fizeram um diagnóstico organizacional das suas empresas.
Fazemos a tua contabilidade de forma totalmente digital, sem papel e à distância
contabilidade sem papel, sem deslocações, amiga do ambiente
Contabilidade digital para a tua empresa. Atendemos á distância, 100% online, sem papel, sempre com um acompanhamento por contabilista certificado. Contamos com 20 anos ao serviços dos negócios.
© ContaOnline | Todos os direitos reservados