Estatísticas do negócio: obrigatório usá-las

Qual o objectivo das empresas?

Gerar vendas é com toda a certeza o objectivo principal; é o objectivo primeiro de todas as empresas ou quase todas. Quando elas nascem, as primeiras contas que os seus empresários fazem é sobre o volume de negócios.

Este comportamento está correcto?

Cada caso é um caso e para responder teríamos que analisar individualmente cada negócio. Mas, existe uma certeza:

Muitos empresários não conseguem conduzir os seus negócios mais do que três anos. Uma das grandes causas é a falta de gestão e de conhecimento.

Portanto, podemos concluir que o volume de negócios isoladamente não é relevante.

Então, onde adquirir o conhecimento do negócio?

A grande fonte de conhecimento das empresas e dos negócios está na contabilidade. Os empresários ou gestores terão que ter a habilidade natural de saber interpretar cada número, cada linha, cada coluna, cada virgula do seu negócio.

Infelizmente a realidade é outra. Pelo número de pequenas e micro empresas existentes e pela sua natural morte antes de completar o 3º ano de atividade, mostra-nos a incapacidade evolutiva e de análise dos seus mentores. Enfim, isto seria assunto para um outro grande artigo ( … ) .

Os primeiros números de análise!

Os primeiros números para analise de qualquer negócio e que qualquer empresário tem ao seu dispor, são originados nos próprios softwares de faturação. Aí, qualquer gestor consegue logo entender a evolução das vendas de uma forma individual por cada produto ou serviço. Pode ser interessante perceber quais os produtos ou serviços que mais vendem e porquê (por exemplo).

A evolução das vendas pode dar ao gestor um sinal claro da saúde financeira do negócio.

Conclusão

Apostar em sistemas informáticos de faturação e gestão eficientes, é desde logo, um sinal claro de inteligência dos decisores das empresas.  Essa aposta deve ser tomada logo no início de actividade das empresas.

A organização é fundamental e representa a chave de sucesso de qualquer negócio.

 

Gostou? Deixe-nos a sua opinião