Abrir um negócio do zero

Como construir um negócio do zero?

Começar um novo negócio não é tarefa fácil. Para o sucesso, será sempre necessário ter uma excelente ideia de negócio e muita persistência.

Como um dia nos disse o fundador da Apple, Steve Jobs:

“Seu trabalho vai preencher uma parte grande da sua vida, e a única maneira de ficar realmente satisfeito é fazer o que você acredita ser um ótimo trabalho. E a única maneira de fazer um excelente trabalho é amar o que você faz”.

Também o empresário e pensador Roberto Shinyashiki tem um texto maravilhoso que retrata bem a dificuldade de ser empresário: 

“O sucesso é construído à noite. Durante o dia, tu fazes o que todos fazem. Mas, para conseguires um resultado diferente do da maioria, tens de ser especial. Porque se fizeres igual às outras pessoas, obterás os mesmos resultados.

Não te compares com a maioria, pois, infelizmente, ela não é um modelo de sucesso. Se tu queres atingir uma meta especial, terás que estudar no horário em que todos os outros estão a beber cerveja. Terás que planear, enquanto os outros ficam à frente da televisão. Terás que trabalhar, enquanto os outros apanham sol à beira da piscina. A realização de um sonho depende da dedicação.

Há muita gente que espera ver o sonho realizar-se por magia. Mas toda magia é ilusão. E a ilusão não tira ninguém do lugar onde está.

A ilusão é o combustível dos perdedores.”

6 dicas para criar um negócio do zero

1 – Investigue o seu mercado

O seu negócio não será único no mercado, vai encontrar concorrentes, mas isso não é uma desvantagens, é um sinal claro que o seu mercado está a funcionar. No entanto, não copie o seu concorrente, tente compreendê-lo, e faça melhor que ele. 

Estude muito bem os comportamentos do seu mercado. Assim pode-se tornar um verdadeiro especialista.

Faça pesquisas na internet por palavras chave relacionadas com o negócio e perceberá as dinâmicas do mercado.

2 – Defina um objectivo concretizável

É normal os potenciais empresários no momento de começarem os seus negócios terem objetivos que eles próprios não entendem como alcançá-los, alguns são mesmo impossíveis de atingir.

Comece pequeno e vá subindo lentamente. Ter objetivos é fundamental para o crescimento. Provoca no empresário a vontade de trabalhar para chegar às metas definidas e além disso o empresário consegue construir um caminho a seguir. Muitos negócios morrem porque os seus donos não conhecem esses caminhos. 

3 – Crie um site com bom conteúdo

Se vai criar um negócio e quer ter sucesso, é obrigatório ter um site bem construído, com conteúdos relevantes para o seu negócio. Para o seu cliente o reconhecer como uma autoridade no negócio que desenvolve, tem que mostrar que é conhecedor e um verdadeiro especialista naquilo que faz. 

A internet é o melhor canal para difundir a sua mensagem. Deixe que as pessoas compartilhem os conteúdos que desenvolve. 

4 – Lance um produto ou serviço que tenha venda

Entenda quais os problemas dos seus potenciais clientes e dê-lhes a solução através dos seus produtos ou serviços. Assim terá sucesso nas vendas.

Não vale a pena ter produtos ou serviços que ninguém quer, nunca vai vender nada, e além disso ainda irá perder tempo na gestão e organização desses mesmos produtos e/ou serviços.

Não esqueça que o seu novo negócio precisa de encaixe financeiro para sobreviver e por isso é obrigatório começar a vender o mais rápido possível.

5 – Crie uma lista de potenciais cliente

Convide amigos e os visitantes do seu site a se cadastrar numa lista.

Os benefícios são imensos. Uma lista de “leads” permite ao empresário impulsionar novos conteúdos de marketing e concretizar mais negócios.

6 – Comece agora

Comece já e vá aprimorando o negócio com o tempo. 

Se tem o produto ou serviço já definido, se já criou todo o seu branding e construiu o seu site, então, lance o seu negócio.

Algumas pessoas perdem muito tempo idealizando o melhor e ideal cenário antes de avançar com o projeto.

Conclusão

Criar um novo negócio e ter sucesso com ele, é uma tarefa exigente. Persistência, dedicação, e muito, mas mesmo muito trabalho, será a receita para começar um negócio e levá-lo ao topo.

Antes de começar qualquer negócio, desenvolva o modelo para o negócio, e construa um plano do negócio. São duas ferramentas essenciais para perceber as dificuldades e a viabilidade financeira do novo negócio.

Boa sorte

Gostou? Deixe-nos a sua opinião

Pin It on Pinterest