A tua empresa tem liquidez?

Se não sabes como calcular a liquidez da tua empresa, não conseguirás perceber a capacidade financeira dela, para satisfazer os seus compromissos presentes e futuros?

Todas as empresas precisam ser sólidas financeiramente, para conseguir viver, ou sobreviver, nos mercados cada vez mais competitivos como os de atualmente. Elas, precisam sobretudo de liquidez.

O que é a liquidez da empresa?

A maior vergonha de um empresário, é não conseguir satisfazer no imediato, os compromissos do seu negócio. Será em muitos casos a falência da empresa.

Não é difícil de explicar … 

É como na nossa vida particular. Quantas vezes nos questionamos:

  • “Se precisar de dinheiro, como vou consegui-lo?”
  • “Como vou pagar as minhas contas mensais?”
  • “Quero comprar um carro, será que vou ter dinheiro?”
  • etc …

Pois é … ! Nunca trabalhes para a medalha de bronze!

Assim como as famílias não devem correr para a medalha de bronze, as empresas muito menos. Já agora, medalha de bronze é (segundo o provérbio popular) para aqueles que ganham dez e gastam onze. 

Se na vida particular não é fácil, nas empresas é bem mais difícil

A liquidez, será um problema real, particularmente para aqueles empresários sem nenhum ou poucos conhecimentos de gestão. Eles não serão capazes de planear financeiramente os seus negócios, e só notarão a falta de liquidez, no imediato, quando não tiverem dinheiro para pagar a fornecedores, funcionários, estado, etc.

Como ter boa liquidez na empresa e negócio

 

Então, como aumentar a liquidez da empresa?

Este é um assunto que daria um verdadeiro curso e não é isso que se pretende aqui. 

Existem no entanto, dois pontos importantes, que o empresário poderá adoptar no sentido de uma boa liquidez:

  • Adiantar os recebimentos de clientes 
  • Atrasar os pagamentos a fornecedores

Como exemplo, podemos falar dos restaurantes. 

Um restaurante, normalmente, recebe dos seus clientes na hora, logo, este item estará resolvido.

E nos pagamentos a fornecedores? 

Num restaurante, com um bom controlo de stock, poderemos atrasar os pagamentos a fornecedores sem qualquer problema. Na prática é como se estivéssemos a trabalhar com o dinheiro do próprio fornecedor. Claro que isto não funciona para aqueles empresários da restauração que vemos todos os dias nos hipermercados, às compras, com os carrinhos cheios, para o restaurante. Aí paga-se na hora … 

Ajuda-te a ti próprio 

O cálculo da liquidez de uma empresa é muito mais complexo do que isto. Neste artigo só falámos de dois pontos que poderás controlar sem necessidade de conhecimentos de gestão e que poderão ajudar o teu negócio.

Deves estudar muito bem as formas que tens na empresa para incentivar os teus clientes a pagarem mais cedo, ou sem atrasos, como muitas vezes acontece, e em simultâneo, negociar com os fornecedores prazos de pagamento mais dilatados, ou em ciclos de rotação de socks.

Ter sucesso nos negócios é difícil, e mais penoso se torna para empresários sem conhecimentos. Se é o teu caso, estuda, faz um curso de administração (mesmo que seja simples e rápido) ou pede ajuda. 

Sem conhecimentos, não vais lá … 

Gostaste? Deixa-nos a tua opinião