Abrir um restaurante dá dinheiro

Um restaurante, como qualquer negócio, não dá dinheiro, mas sim lucro.

É frequente, candidatos a empresários da restauração, nos perguntarem: abrir um restaurante dá dinheiro?

Como abrir um restaurante para ter sucesso?

Um restaurante, é um negócio, e precisa de lucro para ter sucesso

Lucro, não é o que o computador ou a caixa registadora mostra dia a dia, nem mesmo o que se vê no extrato do banco. 

Lucro, é aquilo que o restaurante liberta financeiramente todos os anos, ou seja, o dinheiro que sobrou, que não foi necessário gastar nesse ano. Um restaurante, como empresa que é, para funcionar, precisa de equipamento, matéria-prima, pessoal, publicidade, comunicação, marketing, contabilidade, renda, energia, água, etc … , tudo isto é pago pela venda de refeições. O que sobrar é lucro!  

Abrir um restaurante dá dinheiro?

Antes de abrir um restaurante, é preciso saber fazer contas  para perceber se vai ou não ser lucrativo. Um restaurante, é um negócio, tem que pagar muita coisa todos os meses (conforme já referido acima) para conseguir funcionar. Esse dinheiro vem sempre das vendas, nunca de outro sítio.

As vendas de refeições precisam ter uma margem suficientemente robusta para poder suportar o negócio e ainda sobrar dinheiro no final do ano. Falamos de lucro claro.

Este é o grande calcanhar de aquiles de muitos empresários da restauração, não saber as suas margens comerciais.

A maioria dos restaurantes que vimos nas cidades, trabalham com pratos bastante acessíveis (os chamados pratos do dia). A pergunta que se impõe fazer é: será que o restaurante tem lucros? Muitos deles não têm (apesar dos seus donos pensarem que sim) porque as margens deles são demasiado baixas, não libertam dinheiro em quantidade suficiente. 

Como fazer para o restaurante dar dinheiro?

Antes de abrir um negócio de restauração, o empresário deve tentar perceber quanto custa produzir cada prato e por quanto é que vai ser vendido, e aí, saberá o que vai sobrar de cada venda. 

A sobra de cada venda, será o dinheiro gerado no momento, mas não é lucro, ele vai ser utilizado para pagar as contas do negócio. Será que essa margem é suficiente?

Não esquecer a quantidade de clientes diários que o espaço também irá precisar. O empresário deve calcular o número de vendas (clientes) diárias.

? Depois vem a análise do negócio. ?

Não basta conhecer os números acima referidos, é necessário acompanhar mês a mês como o negócio está a evoluir para o corrigir, ou modificar, sempre que se justifique. 

Como se faz a análise diária do restaurante?

Mais um grande problema do setor da restauração.

A grande maioria dos empresários da restauração, são grandes conhecedores de comida mas não percebem nada de gestão, logo as dificuldades em olhar para balancetes e/ou relatórios financeiros são enormes.

A solução passa por ter métricas visuais (por gráfico), como as que disponibilizamos aos nossos clientes na ContaOnline. Visualizando os gráficos, os empresários conseguirão verificar se têm ou não lucro a cada mês, sem necessidade de perguntar nada ao contabilista.

Queres que o teu restaurante dê dinheiro?

Se vais abrir uma empresa de comida, simula o negócio antes de avançares para saberes alguns números que terás de respeitar. 

Opta por teres tecnologia ou software que te ajude no controle diário do teu restaurante. Um bom software de faturação é indispensável, assim como uma plataforma que te mostre a evolução mensal do negócio.

Desconfia sempre da tua faturação e não dês grande importância à conta bancária.

Para simplificar tudo isto e te focares só na parte prática do teu restaurante (comida), vem trabalhar connosco. Vamos-te ajudar a crescer.

Gostaste? Deixa-nos a tua opinião