Sabe-se que a contabilidade surgiu antes da própria escrita, os seus primeiros indícios, remontam ao início da civilização. Ela foi evoluindo, dia a dia, tornando-se cada vez mais necessária na vida cotidiana da humanidade.
Segundo Ludícibus :
“ …. a Contabilidade é tão antiga quanto o homem que pensa. Se quisermos ser pessimistas, é tão antiga quanto o homem que conta e que é capaz de simbolizar os objetos e seres do mundo por meio da escrita”.
Então, a contabilidade aparece no início da civilização, com uma necessidade clara do homem, para controlar e armazenar seus bens. O seu único propósito é então de um controlo.
Existem historiadores que afirmam que a contabilidade aparece há 2.000 anos A.C. Os primeiros casos de contabilização aparecem na Suméria e Babilônia, (hoje Iraque), Egito e China.
A Contabilidade começa a consolidar-se, a partir de registos em comércios, onde os comerciantes trocavam seus produtos e, de forma simples, anotavam suas obrigações, seus direitos e os bens de terceiros. A evolução da Contabilidade foi lenta até o surgimento da moeda. E hoje como é?
Contabilidade é uma ferramenta de gestão, que tem como finalidade, fornecer informações relevantes sobre o património da empresa e do negócio. Os gestores, gerentes e decisores, têm assim nas mãos, um conhecimento realista sobre a situação económica e financeira da empresa, permitindo-lhes tomar decisões de gestão com base em dados objetivos, minimizando as falhas e erros de gestão.
A contabilidade tem basicamente quatro funções:
A contabilidade, serve para levar qualquer negócio ao sucesso, em conjunto com outras ferramentas de gestão.
O empresário só consegue saber se a sua empresa está “doente”, através do números da contabilidade. Se a empresa estiver “a gritar” com os seus donos ou decisores, como é que estes a ouvem? É através da contabilidade, claro.
A triste realidade, é que a maioria dos empresários em Portugal, têm normalmente muita dificuldade em perceber quais os benefícios da contabilidade para o seu negócio. Poderiam por vezes ter grandes negócios, mas não conseguem. Isso deve-se ao facto de a maioria não ter conhecimentos, mas, um orgulho tal, que os impede de pedir ajuda.
Se és um pequeno empresário, e não tens conhecimentos de gestão, não desvalorizes os ensinamentos que a contabilidade te dá. Se não sabes interpretá-la, pede ajuda. Nunca deixes o teu negócio á deriva por não sabers ouvir os números da contabilidade.
Muitos empresários associam contabilidade a impostos, mas, digo-te, que muito antes de aparecer impostos, já existia contabilidade. O estado aproveita-se da contabilidade para arrecadar algum receita fiscal, assim como o faz a quem compra casa, a quem compra carro, e a todos nós quando vamos ao supermercado, por exemplo. Nunca tomes decisões baseadas unicamente em impostos, ou seja, não querer pagar impostos, porque o teu negócio dessa forma morre. Aposta na contabilidade.
É o teu negócio que está em causa.
Para aqueles empresários que não sabem interpretar a contabilidade, nós temos um software que lhes mostra, mês a mês, os lucros ou não dos seus negócios. Isto é demasiado importante para não ser valorizado.
Conta connosco.
Faz crescer o teu negócio. Dá-lhe boa saúde financeira com a ajuda da contabilidade.
Fazemos a tua contabilidade de forma totalmente digital, sem papel e à distância
contabilidade sem papel, sem deslocações, amiga do ambiente
Contabilidade digital para a tua empresa. Atendemos á distância, 100% online, sem papel, sempre com um acompanhamento por contabilista certificado. Contamos com 20 anos ao serviços dos negócios.
© ContaOnline | Todos os direitos reservados