Requisitos para abrir uma imobiliária em Portugal

Para montar uma imobiliária é muito fácil. Ter sucesso com ela, é outra questão.

A mediação imobiliária é uma atividade regulamentada e por isso está sujeita a licenciamento. Esta autorização é conhecida como licença AMI, e é obtida no IMPIC.

São cinco os requisitos necessários para obter o licenciamento AMI:

  1. Ter início de atividade fiscal
  2. Ter idoneidade comercial (representante)
  3. Ter registo criminal apto para a atividade (representante)
  4. Ter seguro de responsabilidade civil
  5. Ter instalações independentes para exercer a atividade

Muito fácil. É só organizar o processo, enviar ao IMPIC e aguardar pela licença AMI.

Veja aqui os impressos que terá de enviar »»»

Os passos seguintes serão bem mais complicados !!

Organização de Canais

Organizar todos os canais de divulgação e comunicação. 

Este é um dos passos mais importantes dos negócios de mediação imobiliária. É por aqui que os clientes lhe chegarão às mãos, e não basta estar nas redes sociais, tem que utilizar todos os caminhos, estradas e auto-estradas disponíveis para o seu negócio, afinal o objetivo é trazer leads para dentro de casa. Esta etapa não é nada fácil …

Atividades e parceiros chave

O criador da imobiliária nunca vai conseguir trabalhar sozinho. Até pode tentar, mas vai chegar todos os dias a casa super cansado e sem negócios realizados, é um clássico … 

Marketing digital e publicidade imobiliária

Existem diversas atividades chave sem as quais é impossível trabalhar. Devem ser identificadas e entregar cada uma delas a um profissional qualificado. Como exemplo, temos:

  • Marketing digital – indispensável nos dias de hoje, é uma atividade muito exigente que poucos brokers têm capacidade de a desenvolver. O melhor é contratar alguém para o marketing.  
  • Software e CRM – sem um bom CRM é quase impossível o negócio sobreviver. A quantidade de informação que chegará à imobiliária é tanta que se não for devidamente tratada e segmentada nenhum valor terá para a empresa. O  melhor é contratar um bom serviço de CRM, ficará barato e terá a sua vida facilitada ( veja aqui – exemplo de um bom CRM ).
  • Contencioso e Notariado – muitos profissionais da área conseguem trabalhar sem o apoio de um advogado ou solicitador para o tratamento de processos e contratos, mas, não é nada aconselhável. Eles fazem tantas asneiras que um dia poderão ter uma surpresa gigantesca. Além disso, quando uma imobiliária faz um contrato em nome de um cliente (seja ele qual for) está a praticar procuradoria ilícita. Não arrisque, contrate uma avença com um jurista, dormirá muito mais descansado.  
  • Secretariado – todos os dias, irá receber na sua empresa imobiliária imensos documentos que deve tratar de forma cuidada, respeitando todas as regras de protecção de dados. Contratar para o quadro da empresa um bom profissional é obrigatório (dizemos nós).
  • Consultores Imobiliários – aqui está a maior dificuldade que um gestor de uma empresa de mediação imobiliária terá. Não é fácil ter gente desta qualificada, e muito menos, segurá-los na empresa. O mercado está cheio de falsos gatilhos mentais que os atraem (aos consultores), e estes, saltam de empresa em empresa. O ideal seria ter consultores no quadro em vez de serem independentes, mas, não é essa a realidade atual. Um independente não é considerado um consultor da empresa mas sim um sub-contratado e nenhuma imobiliária conseguirá desta forma ter uma equipa sólida.
  • Contabilidade – esta é uma atividade que normalmente é contratualizada externamente por ficar mais barata para a empresa. Muitos empresários não dão  qualquer valor à contabilidade, mas esses não se podem chamar de empresários. Eles nunca irão longe nos seus negócios, sim, se não ligam à contabilidade de certeza que não planeiam o negócio, é impossível.

Deixamos aqui uma questão: Quantos donos de imobiliárias alguma vez planearam o seu próprio negócio, e quantos fazem planeamento periódico? 

Em conclusão …

Estes são só alguns dos requisitos para montar uma imobiliária. 

Não existem duas empresas iguais e cada uma terá as suas necessidades, a sua estrutura e a sua própria organização. No entanto, existe uma certeza: não será fácil ter sucesso sem planeamento e organização, sendo este para nós o primeiro dos requisitos.

Gostou? Deixe-nos a sua opinião

Contabilidade para a sua Imobiliária

Digital, sem papel e à distância. Venha trabalhar connosco!

Pin It on Pinterest