Ninguém está isento de emitir faturas!

Agora todas as atividades estão obrigadas à emissão de faturas ou documentos equivalentes. Deixa de haver a dispensa de emissão de fatura dos sujeitos passivos abrangidos pelo artigo 9º do CIVA

Ninguém está isento da emissão de faturas?

Com a entrada em vigor do Decreto Lei 28/2019, todos comerciantes ou prestadores de serviços abrangidos pelo artigo 9 do CIVA, que anteriormente eram dispensados da emissão de fatura ou documento equivalente passam a ser obrigados a emitir documento em todos os seus atos de comércio.

Existe no entanto algumas excepções: as pessoas coletivas de direito público, organismos sem finalidade lucrativa e instituições particulares de solidariedade social que pratiquem exclusivamente operações isentas de imposto e que tenham obtido para efeitos de IRC, no período de tributação imediatamente anterior, um montante anual ilíquido de rendimentos não superior a 200 mil euros.

Quando nasce a obrigação de emissão de fatura?

Sempre que um comerciante, empresário em nome individual ou qualquer outro profissional, realize uma venda ou preste um serviço, é obrigatória a emissão da respectiva fatura ou documento equivalente.

Como era antes do Decreto Lei 28/2019?

Os sujeitos passivos que praticassem exclusivamente operações isentas, abrangidos pelo artigo 9º do CIVA, não eram obrigados a emitir faturas ou documentos equivalentes.

Exemplos das atividades que eram isentas da emissão de faturas:

  • Atividades médicas
  • Atividades de ensino
  • Enfermagem
  • Construção e venda de imóveis
  • Etc …

Conclusão

Se ainda não emite faturas das suas vendas ou serviços, prepare o seu negócio já. Na ContaOnline, disponibilizamos módulo de faturação para o seu negócio.

Saiba mais AGORA »»»

Gostaste? Deixa-nos a tua opinião