6 Dicas para recuperar um negócio com problemas

Como recuperar um negócio que está a funcionar mal?

Em portugal temos um número muito grande de micro e pequenas empresas com graves problemas de funcionamento. Sabe porquê?

A ideia “romântica” de ser empresário é a grande responsável pelo insucesso de muitos negócios. Os empresários quando se lançam na criação de um negócio, fazem-no com muita determinação e paixão, mas, sem o devido conhecimento em gestão e sobretudo, planeamento financeiro.

O resultado é ver as contas sempre no “vermelho”

Recuperar uma empresa que está no “vermelho” não é tarefa fácil. Será necessário muito planeamento, disciplina e redução de custos.

Veja 6 dicas para começar a recuperar o seu negócio:

1-Organização

Antes de qualquer acção, o empresário deve organizar (por no papel) financeiramente a empresa para perceber onde estão os maiores problemas.

Só assim, conseguirá avaliar por onde começar, conseguirá desenvolver um plano de ataque aos problemas e quanto essa recuperação lhe vai custar.

2-Contabilização

Após perceber o comportamento financeiro do negócio, o empresário deve listar todas as despesas e gastos da empresa para as poder analisar (uma por uma). Aqui o objetivo é perceber se existem despesas/gastos que poderão ser substituídas por outras mais baratas.

3-Renegociar dívidas

É importante listar todas dívidas da empresa e desenvolver um bom e objetivo planeamento financeiro. Só assim o empresário conseguirá junto da banca e fornecedores ter alguma credibilidade.

Quando os credores acreditam na capacidade e seriedade do empresário, a renegociação está facilitada, conseguindo-se até, reduções significativas dos valores em dívida. 

4-Despesas pessoais

Existem empresários que usam e abusam dos recursos financeiros das empresas para benefícios próprios. 

É comum ver vidas luxuosas á custa das empresas. Como exemplo, temos empresários que se deslocam em grandes viaturas topo de gama, almoçam em restaurantes 4/5 estrelas (todos os dias), vestem as melhores marcas de roupa, etc…. vivem para a aparência social, sacrificando o seu próprio negócio.

Todas estas inúteis despesas, não contribuem para a criação de riqueza do negócio, logo são práticas que não devem ser utilizadas nos negócios. Estão a secar os recursos financeiros da empresa.

5-Desperdícios

O empresário deve fazer uma ronda ao funcionamento da empresa e identificar eventuais gastos (produtivos) que possam ser dispensáveis ou reajustáveis, como por exemplo: conta elevada com comunicações e internet, rendas demasiado altas, funcionários com fracas rentabilidades, etc.

É importante ter um plano de ação para adequar as despesas com a nova realidade de receita.

6-Planeamento futuro

Depois de todas as dificuldades (nada fáceis de ultrapassar), o empresário deve tomar medidas para que no futuro não volte a ter as contas da empresa no “vermelho”.

Será necessário realizar todos os anos um bom planeamento estratégico e financeiro, garantindo assim, uma eficaz gestão com os devidos lucros esperados.

Conclusão

Os negócios dependem de muitas variáveis para funcionarem na perfeição e não é nada fácil gerir uma empresa em qualquer ramo de atividade.

Para o sucesso, os empresários devem ter alguns conhecimentos de gestão ou contratarem quem os ajude.

As dificuldades nas empresas estão quase sempre associadas a más práticas de gestão, planeamento, organização, marketing, processos, etc …

Gostaste? Deixa-nos a tua opinião