Está na hora de encerrar o negócio? Talvez!

Quando se deve encerrar definitivamente uma empresa?

Por falta de financiamento, organização e planeamento, um número elevado de negócios, têm o seu fim anunciado muito precocemente. Muitas empresas não completam um ano de vida e um número reduzido chega à idade adulta (+/- 5 anos).

Encerrar um negócio é uma situação que qualquer empresário tenta evitar, mas, apesar dos esforços, é um cenário mais comum do que se imagina. 

Como reconhecer que o negócio não vai bem? 

A quebra nas vendas pode ser um grande sinal das dificuldades que uma empresa possa estar enfrentando, principalmente, se essa quebra impactar em grande parte as margens de lucro. 

Margens comerciais mal calculadas, também contribuem para a falência de qualquer empresa, assim como a falta de planeamento financeiro. 

Veja alguns sinais que podem indiciar mau funcionamento dos negócio:

Fluxos de Caixa

Uma má gestão financeira, ou uma gestão amadora, vai contribuir para que se cometam erros nos recursos financeiros da empresa, e, mesmo parecendo que o negócio vai bem, na realidade ele está “doente” financeiramente. Nestes casos será necessário planear muito bem as entradas e saídas de dinheiros e conhecer a 100% os gastos fixos e variáveis do negócio. Um erro muito comum nas micro empresas, é desvalorizar a parte fiscal do negócio e quando os impostos aparecem é uma verdadeira “dor” por falta de dinheiro.

Baixa produtividade

A produtividade vai ditar o sucesso ou fracasso de qualquer negócio.

Quando a produtividade é baixa, pode ser consequência de processos produtivos mal definidos; de funcionários sem qualificações para os cargos que exercem; chefias que não entendem os processos empresariais; gerentes sem conhecimentos de gestão; e muitos outros.  

Rotatividade de funcionários

Pessoal de trabalho insatisfeito pode representar um mau funcionamento de uma empresa. Quando existe muita rotatividade de funcionários é um sinal claro que algo pode estar mal e na maior parte das vezes os patrões não entendem esses alertas. É muito importante o empresário saber ouvir e ter um bom relacionamento com os seus funcionários.

Conclusão 

Domine o seu negócio na totalidade, só assim conseguirá ter sucesso. 

Organize muito bem todos os processos ( administrativos, produtivos, materiais, financeiros, etc), faça planeamento financeiro e estratégico (todos os anos), trate os seus funcionários com se fossem seus familiares, verifique as suas margens comerciais, estude os seus concorrentes e tente fazer melhor que eles, etc …

Negócio desorganizado é negócio falhado. Concorda?

Gostaste? Deixa-nos a tua opinião