Empreendedor, o que é?

Empreendedor, é alguém diferente.

Fala-se muito em empreendedorismo, muita gente diz-se empreendedor, mas afinal o que é ser empreendedor?

Na ContaOnline, recebemos muitas solicitações para serviços de contabilidade de potenciais empresários que se auto nomeiam de empreendedores. Quando lhes perguntamos o que fazem, vimos que o negócio deles é algo banal com o mercado super saturado desse tipo de atividade.

Então, o que é ser empreendedor?

Um empreendedor, para nós na ContaOnline, não é necessariamente um empresário.

Um empreendedor é alguém criativo, inovador, arrojado, que identificou uma necessidade única no mercado e desenvolve um produto ou serviço capaz de resolver essa necessidade. 

Pode ser uma necessidade nova, mas também, pode ser o melhoramento de algo que já exista e que o torne completamente único e inovador. 

Infelizmente, assistimos a muitos falsos empreendedores. O simples facto de abrirem uma empresa, para eles, já é ser empreendedor. Na área do e-commerce, então, o que mais há são falsos empreendedores.

Segundo a wikipédia, a definição de empreendedorismo é a seguinte:

O processo de iniciativa de implementar novos negócios ou mudanças em empresas já existentes.

É um termo muito usado no âmbito empresarial e muitas vezes está relacionado com a criação de empresas ou produtos novos, normalmente envolvendo inovações e riscos.

Pessoas como Bill Gates e Steve Jobs são consideradas empreendedoras por terem inovado no ramo da tecnologia, como no desenvolvimento de sistemas operacionais, no caso de Bill Gates.

O empreendedorismo está muito relacionado com a questão de inovação, na qual há determinado objetivo de se criar algo dentro de um setor ou produzir algo novo. Diversas startups, por exemplo, inovam-se dentro de um setor existente.

Finalizando (…)

Ser empreendedor não é o mesmo que ser empresário.

Os dois confundem-se, mas se não houver inovação, não existe empreendedorismo.

Concordas?

Gostaste? Deixa-nos a tua opinião