Abrir um negócio? 3 verdades que precisas saber

Não basta ter uma ideia de negócio para abrir uma empresa, é necessário pô-la em prática, e isso pode ser doloroso.

Na hora de abrir uma empresa, existem três verdades que normalmente ninguém quer ouvir, ou provavelmente nunca ninguém contou ao potencial empresário.

A ideia de negócio pode ser top, mas, muitos empreendedores, entram no mundo dos negócios como se tudo fosse fácil e maravilhoso. Nós, na ContaOnline, temos a prova disso. 

Sentimos uma total inexperiência dos futuros empresários quando nos contactam para iniciar novos negócios, e somos nós, que na maioria das vezes, os orientamos e auxiliamos nos seus primeiros passos empresariais.    

Seguem as três simples verdades que poucas pessoas falam sobre empreendedorismo.

1-Resolver problemas vai ser o novo trabalho do empresário

Uma empresa é de uma complexidade tal, que todos os dias irão aparecer problemas para resolver, tarefas em cima de tarefas, e nunca, mas nunca mesmo, irão acabar.

Se o empresário abrir uma empresa, negando ou desvalorizando este facto, em pouco tempo, irá desistir do negócio. É que, todos os problemas que ele precisará enfrentar, irão consumir-lhe muita energia, muito tempo não produtivo, ansiedade, etc …

Se o empresário não for capaz de arrumar todas estas tarefas, minimizando, ou antecipando os problemas, a empresa não terá sucesso, por muito boa que seja a ideia de negócio.

A boa notícia é que se o empresário for capaz de superar todas as dificuldades, com o tempo, vai aprimorando as tarefas, tornando os desafios menos complicados. 

O empresário será sempre o último a ser pago

Uma empresa para existir, necessita de funcionários, fornecedores, bancos, etc, e qualquer empresa que forneça algum tipo de bens ou serviços, indispensáveis ao funcionamento do negócio, terão prioridade nos pagamentos.

O empresário será sempre o último a receber. 

Existe por vezes, nos empresários, o pensamento contrário. Quantos deles, descapitalizam os seus próprios negócios para benefício particular, com futilidades, na maioria das vezes. 

O negócio deve ser saudável financeiramente e o empresário só deverá receber, quando a empresa tiver tração e conseguir acumular meios financeiros para se auto sustentar.

Sem folgas ou férias

No início, o empresário terá que trabalhar muito mais do que quando tinha um emprego por conta de outrém. 

O empreendedor será responsável por uma máquina empresarial que nunca pára. Vai ter que abdicar das férias, folgas e alguma vida pessoal, pelo menos, até que a empresa cresça o suficiente para conseguir contratar pessoas e dividir tarefas.

Prepara-te, não tenhas medo.

Antes de abrires o teu negócio, tenta perceber e mapear todas as tarefas que irás ter, mês a mês, repetidamente.

Quando entenderes o grau de complexidade do teu negócio, contrata pessoas para te ajudar, ou utiliza a tecnologia, que resolve muita coisa, por exemplo nas tarefas da contabilidade.

Se a tua empresa for a falência, vais sentir vergonha no seio da tua família e amigos, vais perder as poupanças que lá investiste. 

Organiza o teu negócio.

Gostaste? Deixa-nos a tua opinião