Como criar uma empresa de Mediação Imobiliária?

Está diante de uma boa oportunidade para mudar o seu rumo profissional?

Óptimo, não desista, crie o plano para o seu negócio e avance na criação da sua imobiliária. Preparamos algumas dicas simples que vai precisar saber para que tudo dê certo:

1.PERFIL DE EMPRESÁRIO

Faça uma avaliação de si próprio. Analise as suas forças e fraquezas e saia rapidamente dos sonhos. Para ser empresário de sucesso terá que ser determinado, criativo, ter espírito de sacrifício, capacidade de liderança, resistente, método, organização e orientação para os resultados. E … muitas horas de trabalho.

2.MERCADO

Saiba qual é o seu mercado, o seu público, o seu cliente. Certamente, não vai querer vender gelo a esquimós.

Faça uma análise ao mercado e verifique se este tem capacidade de absorver os seus serviços imobiliários. Esta análise servirá para testar a sua ideia do negócio.

3.PLANO DE MARKETING

O plano de marketing é um instrumento de gestão de grande importância para o desenvolvimento da sua nova imobiliária. É um documento onde se define os objectivos e as estratégias comerciais da empresa a médio e longo prazo, antecipando-se decisões e reduzindo-se as hipóteses de erro. As principais fases de um plano de marketing são:

  • Diagnóstico: análise da empresa, da concorrência, do mercado, as oportunidades e as ameaças para a empresa.
  • Objetivos: definir que objetivos se quer alcançar quanto a vendas, lucro, e outros relevantes para o negócio.
  • Estratégia: elaboração da estratégia de marketing, definindo o público alvo, a quota de mercado, canal de vendas e comunicação, etc …
  • Plano operacional: definir as características do serviço (proposta de valor), o preço, a estratégia de comunicação, a organização da equipa de venda e canais de divulgação.
  • Planos de ação: definição das ações a desenvolver para alcançar os objetivos.

4.FINANCIAMENTO

A sua nova imobiliária irá ter uma fase inicial de implementação, em que será necessário ter recursos financeiros em quantidade suficiente, para que a mesma “não morra na praia”.

Antes de avançar no negócio faça uma avaliação dos seus próprios recursos financeiros e informe-se junto das instituições financeiras sobre as modalidades de crédito para negócios.

É muito importante garantir que a imobiliária não desapareça por falta de dinheiro.

5.PLANO DE NEGÓCIO

Elabore o plano do negócio da sua imobiliária. Aqui deve descrever a sua empresa, incluir a análise de mercado, o financiamento, o plano para o investimento, planos de tesouraria e os recursos humanos e materiais. Este documento servirá de bilhete de identidade da sua imobiliária sempre que tiver de a apresentar e defender junto de investidores ou instituições financeiras.

6.ESPAÇO COMERCIAL

Depois de conhecer o público alvo (cliente) do seu mercado (serviços imobiliários) está na hora de definir qual a melhor localização para o seu negócio? Que tipo de espaço deve a sua empresa adquirir? Deve comprar ou arrendar? Considere todas as alternativas possíveis sem prejudicar financeiramente o arranque do negócio.

7.CRIAR A EMPRESA

Esta é a parte mais burocrática do negócio, aqui deverá:

  • Escolher forma jurídica da empresa
  • Pedir Certificado de Admissibilidade de Firma
  • Fazer a Escritura Pública
  • Solicitar o Cartão da Empresa ou Pessoa Coletiva
  • Declarar o início de atividade (15 dias após o registo)
  • Inscrição na Segurança Social
  • Adesão ao ViaCtt
  • Criação e registo da Marca Comercial (se for o caso)
  • Licenciamento no IMPIC
  • Registo de domínio de Internet

8.FINALMENTE VAI INICIAR A ACTIVIDADE

Agora, deverá preparar e implementar a organização de todas as áreas de gestão, de contabilidade, recursos humanos, software, crm, logísticas e outros que se adequam ao seu negócio. Assegure-se que tudo está operacional e boa sorte.

    • Luis filipe De Almeida Ferreira
    • 14 Outubro, 2019
    Responder

    Para já elucidativo. Vou estudar melhor estas formas . Obrigado.

      • Amilcar Lopes
      • 14 Outubro, 2019
      Responder

      Obrigado Luís Filipe pelo seu comentário

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