O capital social é o primeiro recursos financeiro (ou material) que a imobiliária adquire e tem como objetivo mantê-la “viva”até que a imobiliária se torne auto-sustentável financeiramente.
O valor do Capital Social é definido no contrato de sociedade.
Cada sócio terá a obrigação de depósito na empresa dos valores acordados e por consequência, será proprietário de uma percentagem da empresa ( quotas ou acções ).
A remuneração deste capital será feita na distribuição de lucros aos sócios.
Tudo vai depender da dimensão que o empresário pretende dar ao negócio.
Existem imobiliárias que necessitam de muito capital social no seu arranque (como por exemplo – franchising), outras podem nascer com pouco dinheiro como é o caso de imobiliárias totalmente online.
Quando os empresários optam por constituir uma imobiliária com um capital social muito baixo, podem ter que recorrer a fontes de financiamento externas para conseguir a sobrevivência da empresa e aí deverão certificar-se (antes da constituição da empresa) se têm forma e viabilidade para se financiarem na banca (por exemplo).
A constituição de empresas em Portugal nos últimos anos, tornou-se gradualmente mais rápida com menos burocracia, como forma de fomento e desenvolvimento ao empreendedorismo em Portugal.
O capital social das empresas, foi também um alvo dessas reestruturações burocráticas e administrativas ( Decreto-Lei n.º 33/2011, de 7 de Março ): durante muitos anos para abrir uma empresa era necessário ter um capital social mínimo de cinco mil euros, agora pode-se abrir com o valor de um euro por cada sócio.
Assim sendo, o capital social deixou de ser um entrave para aquele empreendedores que não tinha verbas suficiente para o constituição da sociedade/empresa.
O seu modelo de negócio responde-lhe a todas as suas dúvidas e dá-lhe o valor ideal para o capital necessário na sua futura empresa.
Veja tambêm:
Começa o teu negócio sem erros.
Queremos ajudar-te desde o primeiro momento.
Vamos falar?
Artigos Recentes
contabilidade sem papel, sem deslocações, amiga do ambiente
ContaOnline - contabilidade digital para a tua Imobiliária. Atendemos á distância, 100% online, sem papel, sempre com um acompanhamento por contabilista certificado. Contamos com 20 anos ao serviços das empresas de mediação imobiliária.
© ContaOnline | Todos os direitos reservados
boa tarde, gostei da explanacao e foi muito util
Pode dar um exemplo de plano de negócio PF?
Maria, obrigado pelo seu comentário.
Um plano do negócio, não é mais que uma simulação (o mais real possível) da viabilidade ou não do negócio e como ele se irá comportar: vai perceber a quantidade de custos fixos e variáveis, recursos humanos, as receitas necessárias, pontos fortes e pontos fracos do negócio, o ponto crítico das vendas, a necessidade de fundo maneio, o capital próprio ou alheio necessário, etc…
Boa tarde. Mas existe alguma media de valor para se puder abrir? Por exemplo 10.000 euros será suficiente? 15.000? Obrigado
Obrigado Carlos pelo seu comentário. O valor de capital necessário para criar uma empresa de mediação imobiliária, vai depender sempre dos custos necessários para a instalação da empresa e uma verba suficiente de fundo maneio para manter o negócio até que comece a faturar.
Faça um plano do negócio, vai perceber logo quanto vai precisar para o seu negócio imobiliário.