Será que a mediação imobiliária se vai manter como está?

Abrir uma imobiliária, continua a ser um bom negócio? 🤔

Adivinham-se mudanças no imobiliário, mas quando, não se sabe! Muitas são as variáveis, que poderão influênciar o mercado imobiliário, e que os empresários, não conseguirão controlar.

Temos como exemplo, as chamadas “variáveis exógenas”, que, poderão ser definidas, como algo imprevisível, mas que possivelmente, a acontecer, irá influenciar o mercado, neste caso, o mercado imobiliário. Estas variáveis, estão aí, a dar sinais: inflação, guerra, taxa de juro, etc …

Então, continuará a ser bom negócio, abrir uma imobiliária?

A mediação imobiliária, é, e será sempre, um excelente negócio, afinal, as casas estão sempre aí para serem transaccionadas. O que poderá, e deverá mudar, é a forma de trabalhar, é o planeamento estratégico do negócio. Este, é o momento, que se irá ver quem é efetivamente gestor. 

Massimo Forte, especialista em mediação imobiliária, num artigo que publicou no DoutorFinanças, dá dicas, para enfrentar as mudanças (previsíveis) num futuro próximo. O passo a passo, segundo Massimo Forte:

Passo 1 – Consolide a sua tecnologia

Dê um passo atrás, avalie as ferramentas e necessidades das suas pessoas e equipas e ganhe eficiência, descobrindo onde pode economizar e percebendo que ferramentas usar, que lhe podem dar o essencial para o que os seus agentes necessitam para ser altamente produtivos.

Por vezes, em vez de ter mais de 5 ou 6 softwares, pode reunir tudo em menos soluções com um controlo de custos grande. Menos soluções não significa pior tecnologia, aposte na eficiência all-in-one e não no preço porque tempo é dinheiro.

Fale com as suas pessoas para saber o que valorizam nas ferramentas que têm e o que sentem falta, fale com os seus parceiros tecnológicos, avalie o que há no mercado.

Passo 2 – Prepare-se para um negócio com menos agentes

Num cenário de mercado em que a procura de casa tende a decrescer, todos os que estavam cá há mais de 10 anos sabem que uma das consequências é o êxodo de agentes que simplesmente não conseguem adaptar-se e faturar.

Reflita sobre este cenário e responda à seguinte questão: o seu negócio conseguirá sobreviver com metade dos agentes que tem hoje? É imperativo olhar para a sua estrutura e equipar os agentes produtivos com o melhor sistema, a melhor tecnologia e o melhor treino e formação para que sejam ainda mais produtivos amanhã.

Passo 3 – Volte ao básico, volte à base do negócio da mediação

Se as leads hoje caem facilmente, tem de estar preparado para saber o que fazer se isso não acontecer amanhã. E comprar leads mal qualificadas, a um preço elevado, não será certamente o caminho.

Prepare os seus agentes para se focarem na sua base de dados e na captação de leads em multicanais, forme-os para saberem atrair, nutrir, chegar primeiro, qualificar e angariar. Procure um CRM com elevado grau de automação e personalização e ajude os seus agentes a focarem-se no que sabem fazer melhor: construir relação.

Passo 4 – Não são só os agentes que têm de se adaptar.

À medida que o mercado muda, muitos agentes podem flutuar para um modelo de equipas onde podem encontrar um suporte mais próximo e adaptado e sendo este modelo, o modelo que tende a dominar o futuro da mediação, sabe o que fazer para estar preparado para este modelo de negócio?

O seu mindset, a sua formação, o seu suporte ao negócio e às pessoas que o constituem, está mais preparado para equipas ou agentes individuais?

Se sabe qual será a tendência, não vire a cabeça, olhe para a frente, aprenda a adaptar-se, saiba o que tem de fazer e faça-o para mais tarde poder partilhar a sua experiência do que correu mal e do que correu bem.

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Vai em frente … 

Se pensas abrir uma imobiliária, vai em frente. Cria um negócio que seja para a tua vida e não alinhes em modas, nem penses, em lucro fácil.

Nada é fácil, tudo dá muito trabalho. Precisas de ajuda?

 

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