Existem muitos portais, redes sociais e outros sítios na internet onde se podem divulgar imóveis para venda e arrendamento. Mas, nunca se esqueça que nenhum destes canais tem tanta força como o próprio site da imobiliária.
É com alguma tristeza que vimos ainda hoje muitas imobiliárias sem qualquer estratégia digital. Essas empresas de mediação imobiliária, estão a perder a “corrida” sem se darem conta. Não têm qualquer pegada digital e mais dia, menos dia, não vão conseguir sobreviver.
Na maioria das imobiliárias não existe qualquer estratégia e planeamento digital, limitam-se a copiar aquilo que vêem fazer aos seus concorrentes diretos. Basta percorrer as redes sociais para verificar que todos falam de igual forma, todos são os melhores, todos anunciam as vendas que fazem, até parece que estão todos a mentir (…). Repito, isto passa-se com uma grande maioria de imobiliárias em Portugal. A cópia chega ao ponto de todos anunciarem os seus imóveis nos mesmos portais, todos terem o mesmo software e até a descrição dos imóveis é mais ou menos a mesma em todas as imobiliárias.
Uma coisa que não é copiada é o site (próprio) de cada imobiliária. Sabe Porquê? Porque, poucas imobiliárias têm site próprio.
Um site, para uma imobiliária, deve representar a sua montra digital, e ainda, ser uma máquina de vendas, aberta 24 horas por dia para todo o mundo.
Muitas imobiliárias utilizam sites de terceiros para divulgarem os seus imóveis. Isto traz muitas limitações para a estratégia digital da imobiliária: ficam presas a sites que não controlam, não têm qualquer liberdade para criar ou alterar algumas áreas do site e além disso não se diferenciam da concorrência (mais uma vez, cópia). O melhor sítio para divulgar e vender imóveis é o site próprio de cada imobiliária.
O site próprio de uma imobiliária é a forma mais tradicional e consolidada de marcar presença na internet. Bons sites dão segurança e qualidade à empresa e ao negócio, que é o mais importante no ramo imobiliário.
O site deve ser pensado como um cartão de visitas. O layout deve ser bem trabalhado, cuidado, de fácil navegação e sobretudo com uma mensagem clara e atrativa.
O site é o “vendedor” da imobiliária na internet. As fotos devem ter a qualidade suficiente para que permitam aos possíveis clientes uma boa análise dos imóveis e por consequência o desejo de visita e de compra, quem sabe.
Além do layout, um bom site deve apresentar uma boa descrição do negócio, tanto em detalhes quanto na utilização de uma linguagem adequada, clara, atraente e profissional.
Uma boa escrita, utilizando as palavras chave adequadas ao negócio, só traz vantagens: melhora a indexação nos motores de busca e por consequência a posição do site em relação aos concorrentes.
A otimização do site para mecanismos de busca é chamada de Search Engine Optimization (SEO): além da qualidade do texto e do uso de palavras chave também se deve melhorar o SEO do site com um bom sistema de “tags” nos imóveis e artigos e descrições corretas das fotografias publicadas.
Uma imobiliária não vai conseguir nunca ter uma boa pegada digital se não tiver um site “próprio”.
Quando uma imobiliária, opta por ter um site gerido por terceiros, vai ter nesse site fracos resultados de otimização. Além disso, quando deixar o fornecedor do site, todo o trabalho realizado nele é deitado fora, com se de lixo se tratasse, e para voltar a ter um bom site vai demorar vários meses.
Uma imobiliária sem site próprio, nunca vai conseguir definir uma estratégia de marketing digital para a sua imobiliária.
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