O nome de uma empresa, não é mais que a identidade do negócio desenvolvido pela mesma. Escolher um bom nome é essencial para para que a marca ou empresa seja lembrada pelos clientes, se possível para toda a vida.
8 dicas de como decidir o melhor nome
- O nome deve ser claro – O som e a sensação que o nome transmite, devem sugerir exatamente o que a marca é. Por exemplo, o nome “Doce Tentação” sugere algo relacionado com doces e não fará qualquer sentido utilizar este nome numa empresas de consultoria financeira.
- O nome deve ser fácil de memorizar – No dia-a-dia, confrontamo-nos com muita informação, tornando a tarefa de memorização algo díficil. Assim, um nome de uma empresa deve ser simples, curto e deve estar relacionado a uma sensação, atitude, um sentimento. Desta forma, o cérebro terá facilidade para memorizar.
- O nome deve vender a identidade da marca – O nome deve captar a essência, a experiência e os benefícios da marca. Deve ser descritivo e transmitir informação sobre a empresa, a atitude e os objetivos. Como exemplo, a Amazon, escolheu um nome que sugere algo de grande e abrangente.
- O nome deve ser curto – Poupe o cérebro dos seus clientes e/ou potenciais clientes. Utilize nomes curtos, são mais fluidos e fáceis de memorizar. Alguns exemplos: Uber, IBM, Apple, etc.
- O nome deve ser fácil de soletrar – Não crie um nome que derive de uma palavra simples, utilizando letras diferentes (com por exemplo: w, k, y ). Esses nomes só vão confundir os clientes no momento de soletrar.
- O nome deve ser único – Quando uma empresa entra no mercado, vai competir com outras, e por isso, o grande objetivo de um nome único, é poder ser lembrada pelas pessoas.
- Apelo com o público-alvo – O nome precisa atrair o público-alvo da marca, assim, deve-se conseguir encaixar o nome da empresa na linguagem e características do público: Qual é o estilo das pessoas? Quantos anos elas têm? Qual é o salário e a educação? Qual é o nível de sofisticação?
- O nome deve ser uma marca para sempre – O nome é algo que vai durar por gerações, por isso, não deveria estar ligado ao nome de uma pessoa. Walt Disney é uma das poucas exceções em que um nome de uma pessoa se manteve por muito tempo.
Já encontrou um nome para a sua empresa? Verifique as qualidade com o teste Sorria & Separe:
- Simples – fácil de compreender o conceito;
- Original – sem registos parecidos ou homônimos, principalmente de concorrentes;
- Revelador – cliente instantaneamente “pega”;
- Reação – emociona, diverte, se engaja, ilumina;
- Instintivo – faz lembrar o meio inserido;
- Aparente – visualmente evocativo, cria uma imagem mental.
Se o seu nome se enquadrar com uma destas qualidade, desista da sua ideia:
- Soletrar – você tem que dizer às pessoas como se escreve;
- Especializado – apenas profissionais da área entendem;
- Pronúncia complicada – não é óbvio, depende de pontuação ou caractere especial.
- Apelativo – significado oculto ou forçado;
- Randômico – desconectado da marca;
- Enjoado – sem inspiração, chato, não emocional;
Agora pesquise …
Depois de todo este trabalho de planeamento, será necessário verificar se o nome está disponível ou se alguém o está a utilizar. Para pesquisa de nomes (firmas ou denominações) existentes (Clique AQUI)